DeepSeek: IA Chinesa Fala Português e Até Faz Piadinhas
- Feliciano
- 27 de jan.
- 1 min de leitura
Chatbot chinês gerou euforia no mercado e derrubou ações de empresas de tecnologia consolidadas nesta segunda (27).
A DeepSeek, startup chinesa de tecnologia, afirma que sua ferramenta de inteligência artificial (IA) utiliza menos dados para rodar e custa uma fração do custo dos modelos de empresas já estabelecidas, o que a faria ser mais eficiente até que o popular ChatGPT, da OpenAI.
A CNN testou a ferramenta, que além de ser poliglota e falar português, conta piadas.
A ferramenta está em sua terceira versão. Segundo um infográfico disponibilizado no site da DeepSeek, o chatbot tem um desempenho melhor que o GPT-4o, da OpenAI, em praticamente todas as 22 métricas analisadas – perdendo em apenas duas delas, SimpleQA (Correct) e FRAMES (Acc.).
Nesta segunda-feira (27), o aplicativo chinês ultrapassou o ChatGPT em downloads na App Store. Com a euforia em torno da IA chinesa, o grupo das “Sete Magníficas”, as grandes empresas de tecnologia do mundo, acumulou perda diária de US$ 643 bilhões em valor de mercado, segundo levantamento de Einar Rivero, analista da Elos Ayta.
Outras funcionalidades
O DeepSeek é capaz de ler textos em imagens e documentos para extraí-las. A ferramenta comporta até 50 arquivos de 100 MB cada de uma vez.



Comentários