top of page
Buscar

Nikolas Critica PEC contra Escala 6x1: 'Texto Terrivelmente Elaborado', Afirma Deputado

  • Foto do escritor: Feliciano
    Feliciano
  • 12 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Após cobranças nas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) classificou o texto que apresenta uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer extinguir a jornada de trabalho 6x1 como "terrivelmente elaborado" em um vídeo publicado nesta segunda-feira (11).


O que aconteceu

Nikolas fala em "bizarrice" e diz que texto da proposta apresenta conta errada. O projeto prevê expediente de no máximo quatro dias por semana, oito horas por dia e 36 horas semanais. Uma jornada de oito horas diárias em quatro dias por semana somariam 32 horas semanais, e não 36 horas.


No fim de semana, o deputado foi cobrado nas redes sociais para assinar o texto de apoio a PEC. No vídeo.

O deputado do PL disse que a escala 4x3 é uma "medida populista" e que pode gerar mais inflação no país. Nikolas afirmou que supermercados e hospitais não conseguem funcionar nesse esquema e aumentarão os custos que, segundo ele, atingirão os mais pobres.


Nikolas citou investigações da Lava Jato e gastos em campanhas de candidatos de esquerda com fundo eleitoral para criticar projeto. "Também fico puto com a diferença do salário de um deputado, de um senador, para um trabalhador, mas concorda que eu não tenho culpa do salário de um deputado?", disse.


Partidos da esquerda são os que mais se mobilizaram a favor da proposta, apenas um deputado do PL defendeu a PEC. Fernando Rodolfo.

PEC reduz de 44h para 36h por semana o limite máximo de horas semanais trabalhadas. Segundo Erika, o formato atual não permite ao trabalhador "estudar, de se aperfeiçoar, de se qualificar profissionalmente para mudar de carreira".


Número máximo de dias trabalhados por semana passaria a ser quatro, caso proposta seja aprovada. Hoje, a regra prevê que ninguém pode trabalhar mais que 8h por dia e 44h por semana — mas não proíbe que alguém trabalhe seis dias por semana, desde que não ultrapasse os limites previstos.


Pela proposta, salários não mudam. "A definição de valor salarial visa proteger o trabalhador de qualquer tentativa de redução indireta de remuneração".

 
 
 

Comentários


bottom of page