onflito entre PCC e CV em Jequié (BA): Facções usam câmeras para monitorar ação policial
- Feliciano
- 8 de jan.
- 1 min de leitura

A disputa do tráfico de drogas por territórios em Jequié (a 366 quilômetros de Salvador) contava até com sistema de monitoramento por câmeras das ruas, descoberto pela polícia após uma sequência de mortes no final de semana passado.
O sistema clandestino de câmeras foi achado neste domingo (5) pela Polícia Civil. Ele vigiava localidades do bairro Joaquim Romão, uma área comandada pelo CV.
Durante nossas incursões, identificamos imóveis com um circuito interno, mas que não estavam vinculados a nenhum desse imóveis, com indícios claros que estavam monitorando os fluxos das ruas.
Roberto Júnior, delegado e diretor regional de Sudoeste/Sul da Polícia Civil da Bahia.
A polícia encontrou ao todo quatro câmeras, que estavam instaladas em quatro imóveis diferentes. Elas estavam direcionadas para o lado externo dessas casas, o que chamou a atenção dos policiais.
Os equipamentos foram levados para perícia para tentar recuperar as imagens feitas por eles. "Também esperamos saber a que servidores estavam vinculadas e ter indícios de quem as instalou", afirma.

Mortes em série
A luta por espaço opõe as duas maiores facções do país, PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), em uma guerra que levou o município de 168 mil habitantes ao topo de assassinatos do país em 2022, e a ser a campeã em letalidade policial em 2023. "Isso [letalidade policial] significa que há maior enfrentamento à polícia, quase sempre com a PM", diz o delegado.



Comentários