Operação Bolsa Azul: Teoria Revela Suposto Plano de El Salvador para Derrubar Maduro
- Feliciano
- 11 de jan.
- 2 min de leitura
Em um vídeo, a líder opositora venezuelana María Corina Machado disse que tinha perdido uma bolsa azul ao ser perseguida. Presidente salvadorenho publicou a foto de um acessório com as mesmas características, levantando suspeitas de que seria uma 'palavra-chave'.

Um post de uma bolsa azul no X, uma fala em um vídeo e um encontro com um mercenário. Isso foi o suficiente para espalhar uma suposta teoria de que o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, elaborou um plano para derrubar Nicolás Maduro na Venezuela.
Maduro tomou posse nesta sexta-feira (10) após declarar ter vencido as eleições de julho de 2024, sem apresentar provas da vitória e sob contestação internacional.
A teoria, chamada "Operação Bolsa Azul", ganhou força na internet após a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ser interceptada por agentes de Maduro ao deixar uma manifestação. O caso aconteceu nos arredores de Caracas, na quinta-feira (9).
María Corina ficou algumas horas sob o poder do regime Maduro. Pouco antes de ela confirmar que estava em um local seguro, começou a circular nas redes sociais um vídeo em que ela dizia que estava bem e que tinha deixado cair uma "bolsa azul" enquanto era perseguida.
"Estou bem, estou segura. Hoje é 9 de janeiro. Saímos de uma concentração maravilhosa. Me perseguiram, caiu minha bolsa... uma bolsinha azul que tinha meus pertences. Caiu na rua. E já estou a salvo. A Venezuela será livre", disse.
O vídeo em questão não foi divulgado oficialmente pelo partido de María Corina Machado, nem pela opositora. Na sexta-feira (10), ela disse que foi obrigada a gravar o vídeo por agentes de Maduro, como uma prova de vida diante da soltura dela.
Na noite de quinta-feira, Bukele fez um post em tom cifrado no X: uma foto de uma bolsa azul, sem legenda. Logo, internautas resgataram a foto de María Corina Machado com uma bolsa supostamente parecida. Veja a seguir.



Comentários