top of page
Buscar

Professora Impedida de Assumir Vaga por Cota em Concurso na Bahia Toma Posse Após Decisão Judicial

  • Foto do escritor: Feliciano
    Feliciano
  • 6 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura


Lorena Pinheiro é otorrinolaringologista e tomou posse como professora da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), nesta quarta-feira (6), em Salvador.

A otorrinolaringologista Lorena Pinheiro tomou posse como professora da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), nesta quarta-feira (6), após determinação da Justiça. A médica foi nomeada no dia 29 de outubro, no Diário Oficial da União.

A medida foi tomada depois que a juíza Arali Maciel Duarte, que impediu a posse anteriormente, concedeu liminar determinando que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) nomeasse e desse posse à médica.

Em documento assinado pelo reitor da Ufba, Paulo Cesar Miguez de Oliveira, Lorena Pinheiro foi nomeada para o cargo de professor adjunto A, Classe A, Nível 1, em regime de trabalho de 20 horas semanais, com lotação no Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da FMB.

A ordem judicial era para que Lorena assumisse uma das vagas "comprovadamente desocupadas". Em sua decisão, a juíza previa que a instituição tinha cinco dias para cumprir a sentença. A Ufba, porém, não tinha empossado a médica. A posse aconteceu somente nesta quarta.

Ao g1, Lorena Pinheiro definiu a posse como a "realização de um sonho". Ela disse que sempre desejou ser professora em uma universidade federal, além de prestar serviço no Sistema Único de Saúde (SUS), formar novos médicos com a mesma origem social, étnica e racial que ela.


 
 
 

Comentários


bottom of page