Salvador é Finalista de Prêmio Internacional com Projeto de Reciclagem Recicla Capital
- Feliciano
- 14 de out.
- 2 min de leitura

A cidade de Salvador foi anunciada como finalista do Local Leaders Awards 2025, premiação internacional promovida pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a C40 Cities. O reconhecimento veio graças ao programa Recicla Capital, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador que incentiva a coleta seletiva de resíduos, promove inclusão social e remunera cooperativas de catadores.
Salvador concorre na categoria de soluções sustentáveis para resíduos sólidos
O programa Recicla Capital disputa o prêmio na categoria “Soluções Sustentáveis para Resíduos” (Sustainable Waste Solutions), que reconhece políticas públicas e projetos inovadores voltados para o enfrentamento do desafio dos resíduos sólidos urbanos, com foco em sustentabilidade ambiental e inclusão social.
O anúncio dos vencedores será feito no dia 4 de novembro de 2025, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro.
Salvador entre as finalistas globais ao lado de Londres e Nova York
Esta é a primeira vez que Salvador está entre as 26 cidades finalistas do Local Leaders Awards, que em 2025 avaliou mais de 160 projetos de 45 países. Grandes metrópoles como Londres, Nova York e Copenhague também estão entre as concorrentes.
“Ser finalista do Local Leaders Awards é o reconhecimento internacional do trabalho que Salvador vem desenvolvendo em prol da sustentabilidade urbana e da inclusão social por meio da cadeia da reciclagem”, destacou Ivan Euler, secretário da Secis (Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal).
O que é o programa Recicla Capital?
O Recicla Capital é um projeto estruturado com 20 contêineres de coleta seletiva distribuídos em diversos bairros de Salvador. A população pode entregar materiais recicláveis e acumular créditos que podem ser trocados por produtos e serviços.
Além de incentivar o engajamento popular na reciclagem urbana, o programa remunera diretamente as cooperativas de catadores, fortalecendo economicamente esses profissionais e promovendo geração de renda para centenas de famílias.
Desde sua implantação, Salvador registrou um aumento significativo na coleta seletiva, reforçando o compromisso da cidade com uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável.



Comentários