top of page
Buscar

"Tornados e fortes tempestades deixam 16 mortos e causam apagões no centro dos EUA

  • Foto do escritor: Feliciano
    Feliciano
  • 17 de mai.
  • 3 min de leitura

Mortes ocorreram nos estados do Kentucky e de Missouri. Fenômenos, que ocorrem fora da temporada normal, fazem parte de sistema climático que também formou onda de calor severa no Texas e deixou milhares sem luz

Fachada traseira de casa em St. Louis, no Missouri, nos EUA, desabou após passagem de tornado e fortes tempestades, em 16 de maio de 2025. — Foto: Lawrence Bryant/ Reuters
Fachada traseira de casa em St. Louis, no Missouri, nos EUA, desabou após passagem de tornado e fortes tempestades, em 16 de maio de 2025. — Foto: Lawrence Bryant/ Reuters

Tempestados e a passagem de dois tornados na sexta-feira (16) no centro-oeste dos Estados Unidos já deixaram 16 pessoas mortas, segundo disseram autoridades locais neste sábado (17).

As mortes ocorreram nos estados de Missouri e do Kentucky.

Os tornados e as tempestades são parte de um evento climático severo que atingiu a região fora de época e também provocou tornados em Wisconsin, deixou centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica e formou ainda uma onda de calor extremo no Texas.


Na noite de sexta-feira (17), um tornado atingiu o condado de Laurel, no Kentucky. Segundo autoridades locais, nove pessoas morreram. Na manhã deste sábado, equipes de resgate seguiam buscando por desaparecidos.

"As buscas por sobreviventes continuam na área danificada", informou o gabinete do delegado do condado John Root.

Destroços de parte de igreja em St. Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, que desabou por passagem de tornado na região central dos EUA, em 16 de maio de 2025. — Foto: Michael Phillis/ AP
Destroços de parte de igreja em St. Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, que desabou por passagem de tornado na região central dos EUA, em 16 de maio de 2025. — Foto: Michael Phillis/ AP

As outras 7 mortes ocorreram no vizinho Missouri por conta do tornado e de fortes tempestades, que também deixaram feridos e desaparecidos e arrancaram árvores, telhados de prédios e fez parte de uma igreja ruir (veja imagem acima).

Na Igreja Cristã Centennial, o chefe do batalhão do Corpo de Bombeiros de St. Louis, William Pollihan, disse à agência de notícias Associated Press que três pessoas precisaram ser resgatadas após parte da igreja ruir. Uma delas morreu.

"Foi realmente devastador", disse a prefeita da cidade de St Louis, Carla Spencer. Spencer decretou na sexta-feira estado de emergência e toque de recolher noturno nos bairros com os maiores danos.

A moradora da cidade Stacy Clark disse que a vítima do desabamento de parte da igreja foi sua sogra, Patricia Penelton, que segundo Clark era uma voluntária muito ativa da igreja.

Jeffrey Simmons Sr., que mora em frente à igreja, relatou à Associated Press que recebeu um alerta em seu celular e, em seguida, as luzes se apagaram. "E de repente, muito barulho, vento forte", disse eleque afirmou ter ido com o irmão para o porão. Mais tarde, ele percebeu que a situação era pior do que imaginava. "Tudo estava destruído.

John Randle, um estudante de 19 anos da Universidade do Missouri-St. Louis, disse que ele e sua namorada estavam no Museu de Arte de St. Louis durante a tempestade e foram levados às pressas para o porão com cerca de 150 outras pessoas.

Christy Childs, porta-voz do Zoológico de Saint Louis, disse em uma mensagem de texto que o zoológico permaneceria fechado no sábado devido à queda de árvores e outros danos. Childs afirmou que todos os animais estavam seguros e que não houve relatos de ferimentos graves a funcionários, hóspedes ou animais.

"Não podemos afirmar com certeza se foi ou não um tornado — provavelmente foi", disse o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, Marshall Pfahler.

 
 
 

Comentários


bottom of page